OBSERVADOR DA QUALIDADE

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QUEM NÃO SE COMUNICA...

 

Comentários: os dois casos apresentam problemas de prevenção simples e conseqüências graves. As dificuldades foram eminentemente de comunicação. O sujeito que instala o insufilm não pode sair do local da empresa? Claro que pode. O que não dá é para agir como na primeira empresa procurada, em que as pessoas que ficam não sabem de nada e mandam o Cliente voltar depois. A segunda empresa agiu corretamente e ganhou o Cliente.

Outra falha, muito comum: mandar o Cliente voltar a telefonar, quando alguém não pode atender. Pedir para o Cliente ligar depois é errado. A obrigação é sempre do fornecedor/prestador de serviços. É que alguns prestadores de serviços se acham muito importantes... E não há ninguém mais importante do que o Cliente para uma empresa. Acreditem, a maioria só vai voltar a ligar se não tiver alternativa...

No segundo caso, a revenda não pode alterar o preço de um carro usado de acordo com as oscilações do mercado?  Mais uma vez, claro que pode. E fere a ética não tornar esse fato absolutamente transparente para os Clientes? Não. Onde está o erro então, neste caso? Outra vez, na comunicação. Não custava nada o vendedor, ao avisar que iria levar um Cliente para buscar o carro, ter dito ao colega, sutilmente, o preço pelo qual estava fechando o negócio. E o pessoal da outra loja, teria então tirado aquele cartaz antes do comprador chegar. Simples, muito simples... Mas aí era preciso usar a cabeça e pensar, o que muita gente não gosta de fazer. Prefere receber ordens.

As conseqüências graves dos dois casos? A perda dos Clientes. Quer conseqüência mais grave para uma empresa do que perder Clientes? <<<Voltar