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SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE – SAC

A quantidade de Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) está crescendo muito rapidamente, em conseqüência de diversos fatores, entre eles o aumento do nível de exigência dos Clientes e as imposições legais do Código de Defesa do Consumidor. Os meios mais corriqueiros disponibilizados são os chamados 0800 e a internet.

Segundo Alípio do Amaral Ferreira, jornalista e sociólogo, especializado em Marketing, Administração e Jornalismo Científico, autor do livro Comunicação para a Qualidade (Editora Qualitymark, 2004), a regra de ouro dos Serviços de Atendimento ao Cliente é a obrigatoriedade de responder ao Cliente. Todo o Cliente que procura o SAC merece uma resposta. Merece porque é Cliente e merece porque é interesse da empresa que receba atenção específica. Ainda de acordo com Alípio do Amaral Ferreira, uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas aponta que 14% dos Clientes perdidos se devem reclamações não atendidas. Nos Estados Unidos, a falta de atenção da empresa é a razão dada por 70% dos ex-Clientes. Como as coisas que acontecem lá, logo acontecem aqui...

Sobre o assunto vejam  dois casos:                   Essa é boa                   Essa é Ruim                                          

Textos de 2005