OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Profis

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

PINGOS NOS IS (Final)

5) Perdi a conta de quantas empresas chamei pra fazer um orçamento de reforma de uma porta de alumínio da minha casa. Algumas prometeram ir ver a porta pra fazer o orçamento. Tô esperando já faz mais de um ano... Outras até foram ver a porta, e prometeram telefonar passando o orçamento. Era só uma questão de dias... Não falaram quantos. Já se passaram uns 700, mais ou menos, e ainda não retornaram. Mas teve uma que foi a grande campeã! Foi lá em casa, fez as medições, e prometeu o orçamento. Depois de uns dois meses, eu fui pessoalmente à empresa cobrar o orçamento. Falei com o dono, que pediu desculpas, dizendo que havia perdido as medidas e foi á em casa medir de novo.  Continuo esperando até agora o orçamento. Este ganhou a taça: deu o cano duas vezes! Já desisti de reformar a porta, evidentemente. Nestes casos, as empresas tinham todo o direito de considerar que era um serviço muito pequeno, que estavam muito atarefados (afinal a economia brasileira está “bombando”), e que não poderiam fazer. Mas todas prometeram! Sou do tempo em que se dizia que “ninguém é obrigado a prometer nada, mas se prometer tem de cumprir”.

Bem, nenhuma das empresas que citei é do setor público. Acho que só vamos realmente equacionar os problemas da qualidade no Brasil, quando for reconhecido que ela é deficiente tanto no serviço público quanto no setor privado, com algumas ilhas de excelência em ambas as áreas. (abril/2011) <<<voltar