OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

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CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU

Aos poucos, Apolônio conseguiu obter o interesse das participantes, que, no entanto, a cada passo, diziam, sobre temas relativos a atendimento a clientes: “Ih, isso não funciona lá...” “Isso não dá pra fazer lá”... “Isso é impossível...”. Aí Apolônio argumentava: vocês precisam conversar com suas lideranças sobre isso. A resposta era: não há diálogo com as chefias. E Apolônio dizia: então aproveitem as reuniões pra levantar esses assuntos. Elas retrucavam: não há reuniões lá. É tudo goela abaixo. E a julgar pelo jeito do “convite” para aquela capacitação, dava pra imaginar como era.

Bom, o curso acabou transcorrendo normalmente, exceto as reiteradas manifestações de ceticismo das moças quanto à possibilidade da implantação lá no seu ambiente de trabalho, do que estava sendo debatido.

Ao final, foi realizada a avaliação da qualidade do evento, feita pelas participantes, que não precisavam se identificar. A maioria esmagadora declarou-se satisfeita, à semelhança do resultado obtido no curso da semana anterior, para os servidores do hospital da universidade de Curitiba. Claro que havia, como sempre, algumas críticas, que apontam oportunidades de melhorias. “Se tu me criticas, tu me enriqueces”, disse certa vez D. Hélder Câmara. Apesar de tudo, missão cumprida com êxito mais uma vez, pensou Apolônio, aliviado. Qual o quê... >>continua