OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Profis

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU

Uma determinada instituição de ensino superior marcou um curso de aperfeiçoamento para suas funcionárias de setor administrativo que atendiam ao público. A data: um certo 21 de abril, dia de Tiradentes, quarta-feira, feriado nacional. O dia inteiro.

O instrutor era Apolônio. Ao iniciar o evento, lá pelas oito da manhã, logo de cara, Apolônio percebeu um clima hostil. Suas considerações iniciais para quebrar o gelo, não provocavam nenhuma reação. Não era apatia, como acontece algumas vezes no começo, era antipatia mesmo. As coisas ficaram claras logo. Inicialmente, uma delas - a líder – e depois quase todas as outras, revelaram o motivo daquela revolta: estavam ali “na marra”, num feriado. Haviam sido convocadas e informadas de que era obrigatória a presença. E quem faltasse sofreria sérias represálias. Simples assim.

Teria Apolônio cometido seu grande erro naquele momento? Deveria ter parado tudo ali e mandado todas pra casa? Até agora não sabe a resposta com certeza.

O fato é que tocou o curso em frente, com o mesmo entusiasmo de sempre. Aliás, com o mesmo entusiasmo de um curso sobre tema semelhante, com idêntica metodologia, ministrado uma semana antes a funcionários de um hospital de uma grande universidade de Curitiba. >>continua