OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Profis

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

CEM ANOS DOS JAPONESES

O Brasil vem comemorando o centenário da chegada aqui do navio Kasato Maru, que trouxe para cá os primeiros imigrantes japoneses. São muitas e justas as homenagens que estão sendo dedicadas a este fato. Associo-me a elas.

Dentre as diversas contribuições que a cultura nipônica nos ensina, gostaria de destacar a disciplina. Esta palavra esteve por anos estigmatizada e, de certo modo, ainda está – em minha opinião por duas razões principais. Uma delas é que está muito relacionada a questões militares e tem bastante gente que acha que é coisa restrita aos quartéis. Os 21 anos de regime militar certamente contribuíram para esse entendimento.

A outra razão é que foi e ainda é confundida com obediência cega, ausência de opinião própria. Afinal não era assim, por exemplo, nas escolas de antigamente? O bom aluno era aquele que jamais questionava os professores.

Na verdade, disciplina não é nada mais do que fazer aquilo que tem de ser feito, mesmo quando você não está com vontade de fazer. E, melhor ainda, a autodisciplina, que é fazer aquilo que tem de ser feito, mesmo quando você não está com vontade de fazer e sem que ninguém precise mandar. (julho 2008)