OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Profis

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

EU AVISEI

Em fevereiro de 2006 sob o título “Anote e cobre”, eu afirmei que o Brasil não seria hexacampeão nesta Copa do Mundo. Depois de confirmada a previsão, um amigo me perguntou se eu havia consultado a tal mãe Dinah, uma vidente que parece ter dito a mesma coisa. Nada disso, apenas me apoiei em fatos concretos. Não em números fantasiosos, como aquela espécie de pirâmide que circulou na internet e que queria provar com uma seqüência de números, que o Brasil estava fadado a ser campeão na Alemanha. Pelo menos dez pessoas me mandaram essa tabela. Teve até quem publicou num jornal por aqui. Na verdade considero aquilo algo parecido com as tolices que o Zagalo gosta de fazer com o número treze. Mas então vamos aos fatos:

1. Apenas em duas ocasiões um país conseguiu ser campeão em Copas seguidas: a Itália, em l934 e l938 e o Brasil, em 1958 e 1962.

2. Uma única vez uma seleção de país não europeu venceu a competição na Europa: o Brasil, em 1958, na Suécia.

3. Finalmente, o mais importante: os negócios... Já faz muito tempo que o futebol foi apropriado pelas “máquinas de fazer dinheiro” e deixou de ser uma manifestação popular espontânea. A Copa do Mundo de 2014 provavelmente será no Brasil e ninguém acha que se repetirá a chamada “tragédia de 1950”. Ficaria muito sem graça se um país ganhasse um campeonato mundial atrás do outro. Já perceberam que não existe uma Copa do Mundo de basquetebol? (Se existe, ninguém nota). Portanto, que não se espere grande coisa pro Brasil na Copa de 2010, na África do Sul. Mais uma vez, anote e cobre.

E como eles conseguem manipular tudo isso? Para reflexão, proponho outra questão: porque a FIFA não aceita, de jeito nenhum, que se utilizem meios eletrônicos para esclarecer dúvidas durante os jogos, como se faz em outros esportes igualmente milionários como o tênis? (07/jul/2006)