|
Home |
OVERBOOKING “Uma prática comum às companhias aéreas é confirmar mais reservas do que o número de assentos disponíveis no avião. Normalmente, esse procedimento não causa problemas, pois há desistências de alguns passageiros na última hora, o que é conhecido no setor como ‘no show’. Com isso, as empresas aéreas contornam o prejuízo gerado por assentos vagos no vôo. Porém, se todos os passageiros com reserva confirmada comparecerem ao aeroporto com a intenção de embarcar, faltam lugares, causando o ‘overbooking’.” (http://www.estadao.com.br/ext/economia/financas/servicos/viagem2n.htm) Um
dia desses, Francisco e sua mulher fizeram uma viagem de avião. Compraram as
passagens na classe econômica, marcaram a data e os assentos, tudo certinho. Na
hora de embarcar, ainda no check in, a atendente percebeu que os lugares
já tinham sido ocupados. Havia ocorrido o tal overbooking. Francisco e a
esposa, nervosos, tiveram alguns instantes de estresse, mas a moça da empresa aérea,
sem se abalar nem um pouco, acomodou-os na classe executiva. Coube-lhes APENAS
negociar com outro passageiro para que pudessem ir em dois assentos juntos. Bem,
não foi tão pacífico assim... A classe executiva daquele avião tinha 12
lugares e o cidadão que trocou com eles era o único que estava sozinho. Os
demais eram casais. Quando Francisco lhe pediu a mudança, percebeu que ele
assentiu meio contrariado. Francisco pensou consigo: “que sujeito mal educado,
não custa nada pra ele...”. Mais tarde teve a explicação. Geralmente mais
atenta do que Francisco nessas ocasiões, sua esposa percebera que o cidadão já
havia sido solicitado a trocar de lugar por outro casal que estava com problema
semelhante. Então até tinha razão de estar chateado. Mas, enfim, a empresa
contornou o problema e o casal viajou muito mais confortavelmente. Maravilha, não
é? Sei não... Comentários
|