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OVERBOOKING

“Uma prática comum às companhias aéreas é confirmar mais reservas do que o número de assentos disponíveis no avião. Normalmente, esse procedimento não causa problemas, pois há desistências de alguns passageiros na última hora, o que é conhecido no setor como ‘no show’. Com isso, as empresas aéreas contornam o prejuízo gerado por assentos vagos no vôo. Porém, se todos os passageiros com reserva confirmada comparecerem ao aeroporto com a intenção de embarcar, faltam lugares, causando o overbooking’.”

(http://www.estadao.com.br/ext/economia/financas/servicos/viagem2n.htm)

 Um dia desses, Francisco e sua mulher fizeram uma viagem de avião. Compraram as passagens na classe econômica, marcaram a data e os assentos, tudo certinho. Na hora de embarcar, ainda no check in, a atendente percebeu que os lugares já tinham sido ocupados. Havia ocorrido o tal overbooking. Francisco e a esposa, nervosos, tiveram alguns instantes de estresse, mas a moça da empresa aérea, sem se abalar nem um pouco, acomodou-os na classe executiva. Coube-lhes APENAS negociar com outro passageiro para que pudessem ir em dois assentos juntos. Bem, não foi tão pacífico assim... A classe executiva daquele avião tinha 12 lugares e o cidadão que trocou com eles era o único que estava sozinho. Os demais eram casais. Quando Francisco lhe pediu a mudança, percebeu que ele assentiu meio contrariado. Francisco pensou consigo: “que sujeito mal educado, não custa nada pra ele...”. Mais tarde teve a explicação. Geralmente mais atenta do que Francisco nessas ocasiões, sua esposa percebera que o cidadão já havia sido solicitado a trocar de lugar por outro casal que estava com problema semelhante. Então até tinha razão de estar chateado. Mas, enfim, a empresa contornou o problema e o casal viajou muito mais confortavelmente. Maravilha, não é?  Sei não... Comentários