Home
O
que é este Site
Monografia
Curso
Casos
de Qualidade
Fale
Conosco
| |
Comentário: Uma das saídas para o ambiente altamente
competitivo que estamos vivendo é a utilização da Logística para
diminuir custos e aumentar a produtividade. Existe uma tendência geral de todas
as empresas em reduzir seus estoques, chegando próximo de zero. É
a chamada “filosofia just in time” (o
material certo, na quantidade certa, no lugar certo e no momento certo).
Entretanto, tal
medida deve ser precedida de cuidados para prevenir situações como a relatada.
A montadora alega que o problema foi conseqüência do grande volume de vendas
do modelo de carro em questão, que superou em muito a expectativa inicial. Diz
também que, em se tratando de veículos recentemente lançados, todas as marcas
estão enfrentando este tipo de problema. Tais argumentos “explicam”, mas não
“justificam”, especialmente uma peça levar sete dias para
vir de São Paulo até Curitiba.
Os problemas internos das empresas, principalmente os mencionados – erros na
previsão da demanda do mercado, – não são da conta dos clientes, nem os
sensibilizam a ponto de garantir que não mudem para a concorrência na primeira
oportunidade. Quanto à localização do “Armazém de Peças” ser em São
Paulo, o fato é perfeitamente justificado, pois
deve estar próximo ao maior centro consumidor.
Pode-se
dizer que, no caso dessa concessionária o Atendimento
é muito bom (o funcionário
demonstrou preocupação com o problema da cliente), mas o Desempenho é ruim (logística deficiente).
A solução encontrada não deixa de ser um “jeitinho”.
|