OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Profis

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

“NÃO COMI E NÃO GOSTEI”

Élio Gaspari mencionou a expressão de Galbraith a propósito do resultado de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) que mostrou que a percepção negativa em relação à saúde pública brasileira (SUS) é maior entre os que nunca utilizaram e nunca tiveram alguém próximo utilizando o serviço. Já entre os entrevistados que passaram por alguma experiência com o SUS, a avaliação, de uma maneira geral, foi semelhante àquela atribuída aos bancos, às companhias aéreas e às empresas de telecomunicações.

A saúde pública brasileira está longe, muito longe do ideal. No entanto, segundo Gaspari, a noção de que é um desastre completo tem um perigoso ingrediente de “ignorância convencional”. Qual a razão de tudo isso? Elio Gaspari dá um palpite: “quem não usa um serviço que atende ao andar de baixo sente-se recompensado ao achar que ele não presta, pois custa-lhe dinheiro fugir da rede de atendimento da patuléia. Julga-se protegido, mesmo suspeitando que o plano de saúde poderá desová-lo na rede pública quando seu tratamento for mais caro”. E completa: “Em qualquer caso, não é justo que se tenha uma má opinião de um serviço público a partir do juízo de quem não o usa”. (abril/2011)