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O LADO BOM DA RECLAMAÇÃO (continuação) (Autor: Jerônimo Mendes, administrador, escritor, palestrante, especialista em desenvolvimento pessoal e profissional. Outros textos do autor podem ser vistos em www.jeronimomendes.com.br)
Assim, para ampliar as chances de se destacar perante a concorrência de mais de cinco milhões de empresas legalmente constituídas e quase 15 milhões de micro, pequenos e médios empreendedores no Brasil, você precisar fazer mais do que o necessário. Leve a sério as reclamações: elas são indicadores importantes de insatisfação, identificação de falhas, pouca eficácia no treinamento e falta de comprometimento dos colaboradores; Amenize o problema de imediato: ouça o cliente; não tente impor desculpas esfarrapadas e comprometa-se com a busca de uma solução a contento; Estabeleça um plano de ação: identifique a origem do problema, envolva o responsável – fabricante, atendente, transportador etc. –, avalie as alternativas e defina uma data para a solução; Dê retorno para o cliente: tenha consideração por quem contribui para a prosperidade do seu negócio e mantenha-o informado até que a solução tenha êxito. Atender bem os clientes e respeitar a sua insatisfação em dado momento é essencial para a prosperidade de qualquer negócio. Empresas e empreendedores que reconhecem na insatisfação uma oportunidade de melhoria e de crescimento tendem a ser mais efetivos e comprometidos com a solução dos problemas. Pense nisso e seja feliz nos negócios!
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