OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Profis

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

PERIGO A VISTA PARA CRUZMALTINOS, ALVINEGROS E TRICOLORES?

Fiquei temeroso quando o Botafogo voltou da Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, em 2003, após um trabalho primoroso comandado por Bebeto de Freitas. Achava que o alvinegro carioca pudesse afinal se tornar um clube bem dirigido a ponto de “engolir” seus rivais no Rio de Janeiro, inclusive o meu Vasco da Gama, então “propriedade” de Eurico Miranda. No entanto, logo pude me tranqüilizar. Parece que o buraco em que os antigos dirigentes haviam enfiado o outrora glorioso Botafogo era muito grande. Na seqüência, Bebeto de Freitas não suportou a barra, acabou saindo e o time retomou a sua sina, como a dos demais clubes cariocas, de apenas fazer figuração nos campeonatos brasileiros, quase sempre lutando contra o rebaixamento para a segunda divisão. Com exceção do Flamengo, dirão os rubro-negros. È verdade, mas aos trancos e barrancos, sem nenhum planejamento digno do nome, com resultados positivos que surpreendem a todos, como esse título do brasileirão de 2009. Apesar da falta de organização, não por causa dela.

Mas, eis que estou novamente com medo. Agora o Flamengo elegeu uma mulher, a ex-atleta da natação Patrícia Amorim, com presidente da agremiação. Não bastasse a competência natural feminina, ela ainda informa ter a intenção de trabalhar com a consultoria do professor Vicente Falconi, talvez a maior autoridade no Brasil, quando se fala de Qualidade & Produtividade.

Bem, a nós vascaínos sempre resta a esperança de que, assim como aconteceu com o Botafogo, a antiga estrutura (Márcios Bragas, Cléberes Leites, torcida, crônica esportiva) não a deixem trabalhar e o Mengão volte ao seu antigo caminho, atolado em dívidas, ganhando um título aqui, outro ali, sempre por acaso, com seus próprios torcedores dizendo: quem diria hein?

(Ou, em 2009, alguém, além do meu neto, que também acredita em Papai Noel, esperava que o Petkovic fosse jogar tudo o que jogou, sendo responsável até pelo surpreendente desempenho do Adriano, que eu apostava que afundaria o Flamengo? Quem imaginava que Palmeiras e São Paulo fossem perder pra si mesmos?). (janeiro/2010)