OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Profis

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU

Em todo o treinamento de empregados, patrocinado pelas empresas, sempre haverá alguém contrariado, especialmente quando acontece fora do horário de trabalho. Mas é uma minoria, pois cada vez mais as pessoas enxergam o valor dessas capacitações, não só para a sua ocupação atual como também para futuras pretensões. Além disso, quase sempre os cursos são úteis até para a vida pessoal.

Mas Apolônio aprendeu uma grande lição: um ou outro participante de má vontade, tudo bem. Mas, quando estiver quase todo mundo “botando fogo pelas ventas”, alguma coisa está muito errada e o melhor a fazer é mandar a turma logo embora e oferecer à empresa uma consultoria de RH, com ênfase em noções de liderança. Não aquelas do tempo do chicote, de resto incompatível com uma instituição de ensino superior, mas os modernos conceitos, já provados, que indicam que funcionários motivados - e só estará motivado quem estiver satisfeito – produzem muito mais. E uma das maneiras de despertar a motivação dos colaboradores é dialogar com eles e, principalmente, ouvi-los. E não se trata de “fazer o que eles querem”. Está comprovado que as pessoas se comprometem mais com projetos que elas mesmas ajudaram a construir. Ah, tem o fulano que mesmo assim não se compromete? Bem, então neste caso é melhor convidá-lo a ser feliz em outro lugar. <<textos de 2010