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O QUE É MARKETING (Autora: Sandra Mara Lazzaris, Administradora e Pós-graduada em Marketing pela UFPR. Bibliografia: Princípios de Marketing – Philip Kotler e Gary Armstrong – 7ª Ed).
Quando se fala em Marketing, o que isto representa para você? Vendas e Propaganda? É o que a maioria das pessoas pensa, e até mesmo alguns profissionais da área de administração de empresas e de comunicação. Ledo engano! Vendas e propaganda são apenas duas funções do Marketing. Marketing é muito mais do que isso! Neste artigo, abordaremos a definição do Marketing e sua abrangência, sem tratar dos seus componentes separadamente. Então, o que é o Marketing? Marketing é um processo social e gerencial, onde suas ferramentas trabalham juntas para atingir o mercado. Quais ferramentas? O “composto de marketing” ou “mix de marketing”, que são as ferramentas táticas controláveis - produto, preço, praça e promoção. Mas não é só isso que precisa ser controlado e analisado. Outras variáveis influenciam a determinação das ações de marketing – necessidades, desejos, demandas, produtos, valor, satisfação, qualidade, troca, transações, relacionamentos, mercados, ambiente externo e interno, que devem ser observadas no conjunto. Vejam como o Marketing é abrangente! Na verdade o Marketing deve ser visto dentro de uma empresa como o Sistema Nervoso Central da organização e trabalhado como tal. Por quê? Porque envolve análise, planejamento, implementação, controle, trocas de benefício com os clientes, negociação, relacionamentos, sendo que tudo isso deve feito em conjunto e com cooperação dos outros departamentos da organização. Como diz Philip Kotler, uma das maiores autoridades em Marketing: “A administração de marketing envolve uma demanda administrada, que por sua vez envolve relacionamentos administrados com o cliente”. E para que esta demanda seja administrada é necessária análise e estudo do mercado e das variáveis incidentes. Agora que já foi mostrado que Marketing não é só Propaganda e Vendas, que é uma ferramenta estratégica para a organização, faz-se necessária a apresentação sobre os conceitos centrais de marketing – necessidades, produtos, satisfação, trocas e mercado, e os principais agentes influenciadores no sistema, que serão abordados num próximo artigo. Uma boa estratégia de Marketing é fundamental para o sucesso de uma organização.
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