OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

10 ANOS!

Home

O que é este Site

Monografia

Profis

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

ELES QUE SE CUIDEM: AINDA VÃO ACABAR SEGREGADOS - final

Na página anterior (leia aqui) falei daquele sujeito que dá uma saidinha e depois volta exalando fumaça de cigarro. E você já deve ter sentido o cheiro de cigarro ao entrar num elevador vazio, num carro ou na casa de alguém. Pois bem, você está sendo, de acordo com o estudo publicado, um “fumante de terceira mão”. Fumo de terceira mão é o efeito residual do cigarro e consiste na contaminação provocada pela fumaça de tabaco, que permanece mesmo depois de o cigarro ter sido apagado, explica Jonathan Winickoff, pediatra do Centro de Câncer Dana-Farber/Harvard, em Boston, e autor de uma investigação sobre o novo fenômeno. Segundo a pesquisa, uma grande parcela da população, especialmente os fumantes, desconhece que o fumo de terceira mão é prejudicial à saúde de bebês e crianças. Tem gente que só fuma na rua, mas chega em casa impregnado do cheiro de cigarro na pele, na roupa, no cabelo, no hálito e pega o filho no colo achando que não existe risco. No entanto, há fortes evidências de que esse contato com a fumaça extinta também é tóxico.

De acordo com Stanton Glantz, diretor do Centro de Pesquisa e Educação para o Controle do Tabaco, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, “o nível de toxicidade na fumaça do cigarro é astronômico, se comparado a outras toxinas ambientais, como as partículas expelidas pelo escapamento de veículos”.

E agora, o que fazer? Bem, tenho recomendado (meio brincando, meio falando sério) às pessoas queridas minhas que são fumantes, para que procurem se informar sobre os leprosários. A respeito deles há diversas passagens na Bíblia. Do jeito que a coisa vai, nunca se sabe... (março/2012)

Fontes: (1) http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/fumantes_de_terceira_mao.html

(2) http://consciencianodiaadia.com/2009/01/03/nao-precisa-nem-enxergar-a-fumaca-so-o-cheiro-do-cigarro-ja-faz-mal-a-saude/