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Monografia 6.5
Política
de Qualidade no Banco do Brasil
O
Banco do Brasil, fundado em 1808 e maior instituição financeira da América
Latina, tem hoje 12,9 milhões de Clientes, com 7.498 pontos de atendimento e
2.908 agências em todo o Brasil. Apesar dos percalços sofridos ao longo de sua
história de quase dois séculos, é detentor de conceitos de solidez e confiança
e vem procurando agregar os de eficiência
e qualidade, voltando sua estrutura interna em direção à agilidade e ao
foco no Cliente (BANCO DO BRASIL, 2001b). O
analista do Banco Santander Pedro Guimarães diz que “com a queda de juros, os
bancos estatais também terão que ser mais competitivos e agressivos. E quando
isso ocorrer, a vida será difícil para os bancos privados”. Enquanto isso, o
presidente do Bradesco, Márcio Cypriano, considera o Banco do Brasil o seu
maior concorrente, pois tem pontos de atendimento em todo lugar (GAZETA
MERCANTIL, 2001). BANCO
DO BRASIL (2001b) afirma que a essência da gestão reside no compartilhamento
de sua visão de futuro, responsabilidade e soluções. Vem investindo de
diversas formas no aprimoramento profissional de seus funcionários, procurando
ampliar sua capacidade de integrar-se a um ambiente de negócios em constante
transformação com base em três pontos centrais: ·
A melhoria contínua do atendimento
aos Clientes ·
A geração de resultado para fazer
frente às expectativas dos acionistas e a Identificação das aspirações da
sociedade para contribuir permanentemente para o desenvolvimento do País. Para
conduzir os programas e projetos corporativos que dão forma à atuação do
Branco e obter resultados ainda melhores, foi revisada a Estratégia do
Conglomerado Banco do Brasil para o período de 2000-2002, estabelecendo as
orientações maiores sobre o posicionamento da empresa, além de aprimorada a
sua missão, que passou a ter o seguinte enunciado: “Ser
a solução em serviços e intermediação financeira, atender às expectativas
de Clientes e acionistas, fortalecer o compromisso entre os funcionários e a
Empresa e ser útil à sociedade”. Tais
ações vêm tendo reconhecimento institucional conforme demonstram as premiações
a seguir: 1.
Top
of Mind - Apontado em pesquisa da
Folha de São Paulo, na qual 38% dos entrevistados citaram o BB em primeiro
lugar, pela nona vez consecutiva. 2.
Mérito
Lojista – Concedido pela Câmara
Nacional dos Dirigentes Lojistas – CDL, como melhor banco, pela vigésima vez. 3.
Top
3 – O site do BB foi eleito um dos
três melhores sites do Brasil na categoria Bancos, no concurso iBest 2000,
considerado o “Oscar” da Internet nacional. 4.
Qualidade
do Governo Federal, categoria bronze -
Organizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para
reconhecer e incentivar programas de qualidade desenvolvidos por organização públicas
federais, estaduais e municipais. 5.
Consumidor
Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente – Instituído pela revista “Consumidor Moderno”, uma das mais
importantes do País na área de temas de interesse do consumidor. O BB RESPONDE
foi escolhido o melhor Serviço de Atendimento a Clientes (SAC) no segmento de
instituições financeiras. A competição entre os bancos é muito dura. Apesar de mais
da metade da população de Curitiba ainda não ter conta bancária, a situação
econômica do país faz com que novos Clientes sejam cada vez mais raros e difíceis
e, via de regra, sejam cooptados de outros bancos. Por essa razão, torna-se crucial a questão da manutenção
dos atuais Clientes. No caso do Banco do Brasil, a instituição adotou os
slogans “o Cliente em primeiro lugar”,
“o Cliente tem sempre razão”. A diretoria do Banco garante ter consciência de que, hoje
em dia, as pessoas possuem mais informações sobre os produtos e têm à sua
disposição mais produtos entre os quais escolher. O Banco também procura
descobrir como será o consumidor dos próximos anos e que desafios estarão
contidos em suas exigências. Tendo
em vista que o atendimento ao Cliente transformou-se na maior vantagem
competitiva, o Banco do Brasil afirma que considera os funcionários de
atendimento que vendem os serviços, o produto mais importante da instituição. A
metodologia do Programa de Gestão pela Excelência do Banco do Brasil, está
fundamentado na prática de gestão dos sete critérios de excelência do Plano
Nacional de Qualidade – PNQ: liderança, planejamento estratégico, foco no
cliente e no mercado, gestão de pessoas, gestão de processos e resultados da
organização (BANCO DO BRASIL, 2001a). O Banco do Brasil S.A. está participando da
seleção realizada pela revista Exame para a escolha das 100 melhores Empresas
do Brasil para se Trabalhar, edição 2001. Para tanto, esteve em curso no mês
de maio de 2001, uma pesquisa tendo como alvo funcionários (Clientes internos)
de todo o Brasil, que responderam a um questionário de 57 quesitos. (A
pesquisa realizada pela revista Exame em 2000 foi mencionada no capítulo 2, O
QUE É QUALIDADE EM SERVIÇOS, nesta monografia). Pode se perceber “in loco”, que o Banco do
Brasil vem pesquisando sistematicamente a satisfação de seus Clientes. Ao acessar os terminais de auto-atendimento,
os Clientes têm a oportunidade de expressar sua opinião com relação ao
Banco. Eles podem escolher entre as seguintes opções: ·
Muito
Insatisfeito ·
Insatisfeito ·
Satisfeito ·
Muito
Satisfeito No caso de escolher a opção da área de
insatisfação, abre-se outra alternativa para o Cliente indicar se o problema
é com “atendimento pessoal”, “atendimento automatizado”, “tempo de
atendimento” ou “solução de problemas”, podendo pedir para ser contatado
pelo Banco. Os dados são enviados em tempo real para a
diretoria do Banco, que vem estabelecendo uma espécie de competição entre as
agências. O Desempenho fixado como meta é atingir 90%
de satisfação e percentual de insatisfação com “atendimento pessoal”
inferior ao registrado com os demais motivos (BANCO DO BRASIL, 2001a).
O quadro abaixo apresenta o resultados obtidos pela agência foco de nossa pesquisa, denominada Agência Batel do Banco do Brasil, no período compreendido entre o início de 2001 até meados de abril do mesmo ano. Os números da unidade do Batel aparecem comparados aos dados consolidados registrados pelo conjunto de agências do Paraná.
Fonte: BANCO DO BRASIL (2001a) Também nos terminais eletrônicos, a cada 200
lançamentos o Cliente é incentivado a manifestar-se sobre os serviços da agência. Outro instrumento que o Banco do Brasil
utiliza para aferir a opinião dos Clientes é o telefone gratuito, prefixo
0800, chamado “BB RESPONDE”. Através dele, qualquer pessoa, Cliente ou não,
pode fazer queixas, críticas e sugestões. A solução dos problemas
apresentados é acompanhada pela diretoria do banco e é de responsabilidade
pessoal do principal gerente da agência envolvida. O Departamento de Estratégia, Marketing e
Comunicação realiza, anualmente, por mala direta, pesquisa de Satisfação dos
Clientes Pessoas Físicas (BB.COM.VOCÊ, 2001). |