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Monografia 3.5
O
Serviço Público
Há uma impressão generalizada de que nada do
governo funciona. Segundo EXAME (2000), isso não é verdade. Enquête inédita, encomendada pelo governo
federal ao instituto Vox Populi, pesquisou mais de oito mil residências de família
de baixa renda. A metodologia utilizada foi a seguinte:
primeiro, o pesquisador indagava qual a nota o usuário atribuiria a um serviço
que satisfizesse plenamente. Depois,
perguntava que nota daria a cada um dos aspectos do serviço público em pauta.
Finalmente, se dividia uma nota pela outra. O resultado - 72% de aprovação – foi a média
das avaliações dos vários aspectos pesquisados, conforme segue: ·
Garantia
de Acesso: 71% ·
Qualidade
no Atendimento: 74% ·
Qualidade
no Serviço: 75% ·
Agilidade
no Atendimento: 66% ·
Adequação
das Instalações Físicas: 73% Segundo EXAME (2000), a realização da
pesquisa denota uma mudança cultural importante, pois pela primeira vez há uma
tentativa séria de se ouvir a maioria da população, chamada, segundo a
revista, de “menos abonada”. É um primeiro passo, que indica que o serviço
público passa a incorporar práticas já comuns em muitas empresas do setor
privado, entre elas “ouvir o Cliente”. EXAME (2000) considera boas as notas
recebidas, mas alerta para que elas não induzam à acomodação, sendo necessário
redobrar os esforços de melhoria, para garantir serviços públicos de
qualidade. |