OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

Monografia

ANEXO 1

DIFERENÇAS ENTRE BENS E SERVIÇOS 

Bens

Serviços

Comentários

 

 

 

 

Tangíveis

 

 

 

 

Intangíveis

Uma amostra do serviço não pode ser enviada com antecedência ao Cliente, para aprovação; nem o seu valor é necessariamente proporcional aos “custos de produção”. Até mesmo porque a “Qualidade do serviço” é uma questão altamente subjetiva.

 

 

 

 

Armazenáveis

 

 

 

 

Perecíveis

O serviço é prestado usualmente no local em que o Cliente se encontra, e por pessoas que pouco ou nada tiveram a ver com sua concepção original e são supervisionadas à distância.

 

 

 

Transportáveis

 

 

 

Instantâneos

Um serviço, na sua versão final é “produzido” no mesmo instante em que é fornecido ao Cliente. Fornecedores dos Serviços (é que) são transportáveis.

 

Compra imediata, possível uso posterior

 

Compra imediata, uso imediato

Não á como pedir a terceiros para repassarem um serviço já prestado, ou mesmo chamá-lo de volta, para reparos.

 

 

 

 

 

Impessoal

 

 

 

 

 

Pessoal

Salvo em caso de automatização total, serviços possuem em componente social determinante. E quando maior o número de Fornecedores do Serviço com que o Cliente interagir pessoalmente, maior o risco deste não ficar satisfeito.


Fonte: LOBOS (1993:22)