OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

MAU NEGÓCIO...

Empresas investem quantias enormes em instalações físicas admiráveis e modernas... Capricham mesmo. Ótimo. No entanto, apenas uma minoria prepara TODOS os funcionários antes de começar a operar, com treinamento e cursos voltados ao atendimento ao cliente, como fez a empresa do grupo Breithaupt, que recentemente se instalou por aqui. A maioria não age desse modo. Algumas se preocupam apenas em capacitar os funcionários de postos-chave, o que já é alguma coisa, mas, de qualquer modo, insuficiente. Outras consideram desnecessário esse “custo” e não aplicam nem um centavo em treinamento dos funcionários. Adiam para quando as “coisas melhorarem”. E, geralmente, essa “despesa” seria muito pequena, quando comparada ao que a organização já gastou com as instalações físicas. E daí fica assim: tudo muito bonito, decoração de primeira (caríssima) e as pessoas totalmente despreparadas para atender os clientes... E, depois, pode ser tarde, ou, na melhor das hipóteses, mais dispendioso... Conheço alguns casos em que o estrago já foi grande... Isso lembra aquela piada infame que diz que quando Deus criou o Brasil com todas essas maravilhas naturais, sem terremotos e vulcões (bem diferente do restante do mundo), teria sido chamado à atenção por um anjo. E daí, Deus falou... bem, vocês sabem o que dizem que Deus falou naquela piada...