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TELEFONE COMERCIAL

O consultor americano Donald Weiss diz que o telefone comercial adquiriu um papel vital na rede de comunicações, com o seu mau uso trazendo problemas graves. Ainda segundo Weiss, as pessoas usam mal o telefone. A comunicação eficiente é um processo complexo e o telefone não permite uma comunicação integral, devido à distância física entre os interlocutores, aumentando as possibilidades de erros e mal entendidos, que são mais difíceis de desfazer do que os problemas de comunicação face a face. E, geralmente, as empresas não treinam seus colaboradores para que utilizem o telefone de forma adequada.

Vejamos então o que acontece mesmo. Por questões de segurança, nas residências é até recomendável que se diga apenas “alô” ao atender ao telefone e que se exija de quem está ligando que se identifique primeiro. Já nas empresas, tal procedimento é inadmissível. É indispensável atender dizendo pelo menos o nome da empresa. Vale acrescentar ainda “bom dia” ou “boa tarde” conforme o caso, além do nome de quem está falando. Parece que estamos dizendo o óbvio, não? Mas, ainda impressiona a quantidade de pessoas que, na empresa, atende ao telefone dizendo simplesmente um “AAAAAALÔÔ!”. E, se estavam rindo, continuam rindo... Mas, se estavam brigando com alguém, a raiva fica estampada na voz...