OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

CABEÇA SÓ PRA USAR CHAPÉU - Comentários

O livro “Qualidade na Prestação de Serviços”, da Editora Nacional do Senac, registra que “hoje ser competente não significa apenas demonstrar o conhecimento técnico exigido pela profissão, mas também ter autonomia para solucionar problemas e disposição para participar ativamente no ambiente de trabalho, tomando decisões e assumindo responsabilidades com base no trabalho em equipe”.

Entretanto, algumas empresas, na “vanguarda do atraso”, ainda adotam a política de não conceder poder (empowerment) aos colaboradores. Os empregados devem fazer apenas o que lhes for ordenado. Não devem sequer pensar. A cabeça é utilizada somente para separar uma orelha da outra. E existem muitos empregados que ficam muito satisfeitos com isso, adeptos que são do paradigma “manda quem pode obedece quem tem juízo”. Ou “você decide aí que eu obedeço aqui”. Geralmente são as mesmas empresas cujos dirigentes acham que todo mundo lhes quer “passar pra trás”. Aí adotam uma atitude de desconfiar de tudo e de todos. Não percebem como o mundo dos negócios está mudando. Se eles soubessem quanto $$$ se perde com tal procedimento, certamente modificariam a forma de administrar. Também estão com os dias contados os colaboradores que gostam de trabalhar assim, sem precisar tomar nenhuma iniciativa ou decisão, pois há cada vez menos empresas que preferem funcionários cuja maior - e às vezes única - virtude é a obediência cega... Porque elas estão mudando de postura ou, simplesmente, desaparecendo do mercado. Textos de 2004