SUPORTE
PARA VASOS DE FLORES
Se
perguntado, nenhum cliente conceituaria, com clareza, o que é Qualidade em
Serviços. Mesmo as próprias Organizações de Serviços têm dificuldades em
dimensionar exatamente o que seria. O consultor Júlio Lobos registra a seguinte
definição: “Antecipar, Atender e Exceder continuamente os Requisitos e as
Expectativas dos Clientes”. E, geralmente, pode-se conseguir isso com medidas
muito simples, embora às vezes trabalhosas. Por exemplo, no último Natal, dei
de presente pra minha mulher um suporte para vasos de flores, já que seu hobby
é o cultivo de violetas. Era uma coisa bem simples, mas de quase dois metros de
altura, feita de ferro de construção e com capacidade para 16 vasinhos.
Comprei na Comercial Agropecuária Wagner, que fica na rua Frei Menandro Kamps,
em Canoinhas (SC). Pedi que acondicionassem para presente e o vendedor me disse
que iria demorar um pouco, já que seria complicado fazer o pacote devido à
forma do objeto. Passei mais tarde para buscar o presente, conformado e ciente
de que a embalagem não iria ficar lá essas coisas. Porém, fiquei deveras
surpreendido com o pacote, que ficou excelente. Imagino que perderam um tempão
com a feitura, procedimento de modo algum justificado pelo preço da mercadoria.
Precisei até prevenir minha mulher na hora da entrega, para que não se
frustrasse com o conteúdo, já que o embrulho aparentava conter algo muito mais
valioso, tal o capricho com que fora confeccionado.
O
episódio evidencia, mais uma vez, que no Setor de Serviços, mais do que
qualquer outro aspecto envolvido, o que conta é a atitude das pessoas. «Textos
2003