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Reproduzimos,
na íntegra, texto de Laucí Aparecida Cavalett *, já publicado no site do
Sebrae-SC.
QUANDO
O CLIENTE NÃO É RESPEITADO... A
cliente compra persianas em uma empresa e meses depois, necessitando pintar a
sala de sua casa, retira a persiana e não consegue recolocá-la. Liga para a
empresa e pergunta se é possível que o funcionário possa fazer esta cortesia,
afinal a cliente irá comprar mais duas persianas. O funcionário responde que não
é possível fazer isso sem cobrar. A cliente insiste em receber a cortesia,
pois como está comprando todas as persianas com a referida loja, não entende
porque deveria pagar mais uma taxa. Então, o vendedor da loja responde: “a
senhora tá achando que tem direito a esse serviço gratuitamente? Acontece que
não é bem assim, não”. A cliente, pacientemente, responde que apenas
gostaria de receber uma gentileza, afinal, tem sido uma cliente fiel àquela
loja há muito tempo. Então, o vendedor reforça que não é possível, mas se
ela comprar mais persianas, no ato da entrega, ele “até poderá fazer esse
favor”. Conclusão:
a cliente agradece a “gentileza” e desliga dizendo que não fará mais um
novo pedido de compra. Detalhe: a gentileza solicitada pela cliente seria
correspondente apenas à R$ 15,00 e o novo pedido de compra que ela solicitaria
seria de R$ 380,00. Quem realmente perdeu nesta história? Bem, considerando que
o trabalho da cliente está relacionado à Educação (trabalhando em média com
850 adultos por semana), parece que a empresa perderá muito mais que R$ 15,00,
pois a propaganda negativa certamente provocará um alto impacto. Moral
da história: a cliente não queria realmente economizar R$ 15,00. Queria apenas
sentir-se especial, bem tratada, como a maioria dos clientes, que por inúmeras
razões (muitas delas emocionais) compram os produtos ao
e para sentirem-se respeitados em seus desejos, opiniões e gosto. Por isso,
trate realmente bem o seu cliente. Respeite suas necessidades e mesmo quando não
puder atender o desejo imediato do cliente, procure oferecer alternativas –
que possam ser cumpridas - principalmente qualquer promessa feita no decorrer de
uma venda. Isto facilitará as relações comerciais e humanas, ampliando e
consolidando o marketing que a empresa apregoa. Em
tempo: dois dias mais tarde, o funcionário liga e insiste perguntando se a
cliente já resolveu se irá comprar novas persianas... LAUCÍ
APARECIDA CAVALETT* - Assessora em Gestão de Pessoas para projetos de Educação
Continuada, sócia da Empresa Terra e Cia. Ltda e Mestre em História. Contato: lauci.cavalett@terra.com.br
www.terraconsultoria.hpg.com.br
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