OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

 

A FALTA QUE FAZ UM CONCORRENTE  - II

(Publicado no jornal Ótimo, com o título: "Conversa pra Boi Dormir")

(continuação)

Sendo assim, retornei lá na sexta-feira, dia 11, para dar uma “consultoria grátis” (é assim que denomino uma reclamação de Cliente) já que vou continuar precisando do serviço - que é monopólio da empresa - e quero me garantir de que realmente funcione.

Registre-se que o atendente que me vendeu a passagem reconheceu então, honesta e humildemente, que havia deixado de cumprir um passo fundamental da operação.

Mas me chamou a atenção o fato de que, quando cheguei, todos os demais funcionários sumiram, deixando o companheiro “entregue às feras”. É uma atitude totalmente incorreta. Numa situação dessas, deve estar presente, sem se omitir, principalmente o superior do funcionário responsável. Assim procedem os líderes, ao mesmo tempo apoiando o seu liderado e demonstrando para o Cliente o quanto a empresa está sentida com o que aconteceu.

Na verdade, a origem de tudo isso está na falta de concorrência entre as empresas de ônibus, que, com a conivência do poder público e o estranho silêncio da grande (e da pequena também) mídia do país, há muito tempo repartiram entre si o território brasileiro, cada uma tendo o seu próprio feudo para explorar tranquilamente. Este fato é uma das maiores evidências de que essa conversa de que a “lei do mercado” resolve tudo, ideologia que afinal predomina hoje no Brasil, tem muito de ingenuidade, ignorância ou má fé.  Ou seja, é pra boi dormir mesmo. <<Volta