OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

DESSE JEITO, UM DIA A CASA CAI...

Vejam a seguir conteúdo de e-mail remetido por um leitor e recebido já há algum tempo pela coluna:

“No mês de Dezembro de 2002 eu comprei um computador e precisava instalar o fio terra. Fui numa loja de materiais elétricos que também estava fazendo serviços para Prefeitura de Canoinhas. O vendedor me perguntou quanto eu paguei pelo computador e me disse que era melhor eu gastar no máximo 95 reais (era o preço que me fez pra instalar o fio terra). Eu concordei e pedi pra que eles fizessem o serviço. Marcaram para o dia seguinte. Passaram-se uns três ou quatro dias e não apareceram. Telefonei pra eles e disseram que não poderiam ir porque estavam atrasados com os serviços da Prefeitura, que era instalar a iluminação natalina. Recomendaram que eu procurasse uma outra loja pra fazer o serviço. Foi o que fiz. Pesquisando em outro lugar encontrei o mesmo serviço por 28 reais e fui muito bem atendido, com eficiência e rapidez. Quanto à loja anterior, considero que fui muito mal atendido”. 

Comentários: mais uma vez nos deparamos com um pecado que está entre os maiores que um Prestador de Serviços pode cometer contra a Qualidade: prometer, não cumprir e não dar satisfações ao Cliente. E, infelizmente, como é comum acontecer! Às vezes, a empresa está passando por uma boa fase, com negócios aparecendo espontaneamente, entrando dinheiro aos montes e, então, pensam que essa situação vai durar para sempre. Negligenciam as relações com os Clientes e quando chega a fase das “vacas magras” - porque mais dia ou menos dia ela chega mesmo - precisam correr atrás do prejuízo, o que nem sempre conseguem.