OBSERVADOR DA QUALIDADE

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A FALTA QUE FAZ UM CONCORRENTE - Comentários

Não vamos entrar no mérito da questão no que se refere à lei mencionada pelo internauta, já que o propósito do site não é o de tratar de aspectos previstos pela legislação. Estes já estão amparados pelo Código de Defesa do Consumidor. Ou, pelo menos deveriam estar, o que nem sempre acontece, como está configurado no relato: o consumidor recorreu ao Procon e não obteve solução. De qualquer modo, um dos pressupostos da Qualidade em Serviços é o “respeito à lei”. O que nos cabe é reiterar o que já foi comentado: o pouco caso que certas empresas dedicam aos contatos recebidos pelos seus SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). O episódio relatado é apenas um entre os tantos que conheço. Muitas organizações criam estes canais de comunicação só “pra bonito”, para fazer marketing, pois os clientes que recorrem a eles para resolver algum problema, raramente conseguem resposta. Estou pensando até em publicar uma lista das empresas com as quais tenho mensagens pendentes, sem nenhum retorno, apesar de diversas vezes reiteradas. É interessante também ressaltar que a empresa de ônibus em questão detém “reserva de mercado” desse tipo de transporte. Quem sabe em outra ocasião possamos discorrer sobre o monopólio privado, tão tolerado no Brasil, embora seja igual ou mais pernicioso que o estatal, ambos grandes motivadores da falta de qualidade. «Textos 2003