OBSERVADOR DA QUALIDADE

Você nunca mais vai aceitar nem fazer as coisas do mesmo jeito.

Home

O que é este Site

Monografia

Curso

Casos de Qualidade

Fale Conosco

A INAUGURAÇÃO DA PIZZARIA

Há algumas semanas recebemos de uma leitora do jornal "Ótimo", um e-mail que transcrevemos na íntegra:

"Sou  leitora assídua dos seus comentários no jornal Ótimo e gosto da maneira sensata e clara como os assuntos são abordados.Gostaria de relatar um fato acontecido conosco.

No último final de semana inaugurou em Canoinhas uma nova pizzaria, na verdade novas instalações de uma pizzaria já existente. Como moradores da cidade, e empreendedores, convidamos um grupo de amigos e lá fomos nós prestigiar o novo restaurante. A pizza era boa, nada a reclamar da comida, o serviço, entretanto, deixa muito a desejar. Os garçons levam horas para trazer uma cerveja até a mesa. Os clientes de mesas um pouco mais distantes da cozinha ficavam horas esperando sobrar um pedaço de pizza, afinal a tal pizzaria funciona em sistema de rodízio. A casa estava cheia, tudo bem, o cliente entende que a inauguração é sempre um problema, as pessoas não esperavam tanta gente (e não era tanta gente assim) e quando vêem a mesas todas ocupadas caem em desespero e não sabem direito o que fazer (falta treinamento de pessoal). No entanto um fato me deixou indignada, em todas as mesas havia uma plaquinha com o número da mesa e a propaganda de uma rede de escolas de idiomas. Senti-me constrangida em ter que ficar a noite toda olhando para a logo-marca do meu concorrente, não que sejamos inimigos, cada um tem o direito de escolher o que é melhor para si, mas ali naquele instante, aquela propaganda estava sendo-me imposta, eu que estava pagando para me divertir acabei me chateando com aquilo. Viramos a tal plaquinha para a parede e tentamos aproveitar a pizza pelo menos, já que meu humor estava visivelmente alterado. O que eu pergunto é :
- Será que o proprietário da tal rede de escolas freqüentará a pizzaria tal qual nós o fazemos? Será que eles darão o retorno desejado pela empresa? Será que vale a pena investir numa propaganda apostando no nome e reputação do outro? (às vezes temos falsas idéias a respeito de coisas que não conhecemos e o universo do ensino de línguas é muito complicado, pois a maioria das franquias brasileiras são métodos feitos apenas para vender uma idéia falsa de que para adquirir uma segunda língua basta repetir e decorar algumas sentenças, quando nós lingüistas sabemos que o processo de aquisição de uma segunda língua é muito mais complexo, mas isto não vem ao caso).
- Será que proprietários e alunos  de outras escolas não se sentirão desconfortáveis tal qual aconteceu conosco?
- Qual o objetivo do proprietário da pizzaria? Atingir somente o público daquela escola? Ou ganhar a confecção das tais plaquinhas? Nos dois casos o sujeito está sendo pouco inteligente, pois  visando atingir o público de uma escola estará conseqüentemente excluindo outros que não são simpáticos daquela, se o objetivo foi economizar com a confecção das plaquinhas, está sendo menos inteligente ainda, pois ganha a curto prazo, mas perde na clientela. Neste caso, o administrador está mesmo com a visão de clientela de que o Prof. Marins fala, clientela é "cliente lá", ele está esquecendo do cliente AQUI .
No nosso caso ele já perdeu clientes, pois eu e meu marido jamais voltaremos e somos clientes assíduos dos restaurantes locais e geralmente saímos com nossos amigos para jantar fora pelo menos uma ou duas vezes por semana.
Da mesma que aconteceu com o restaurante em questão, também acontece com lojas que colocam cartazes com propaganda de convênios ou simplesmente propaganda gratuita (?) no seu interior, no meu caso, quando vejo que a tal loja está se declarando a favor desta ou daquela escola, simplesmente me retiro e compro em outro lugar.
O empresário precisa aprender a ganhar o cliente em si, a ganhar o cliente pela competência no atendimento, pela qualidade de seus produtos e tem que aprender a ser competitivo. Associar a sua marca à marca de outro é perigoso, pois pode-se ganhar uns tostões aqui e deixar de ganhar muito mais a longo prazo. Tenho certeza de que outros pensam da mesma forma que eu.
 Gostaria de ver um comentário seu a este respeito.
 Obrigada.".                        Veja resposta.